sexta-feira, 8 de maio de 2015

Hipsters etíopes

Uma das coisas que mais gosto na moda é como a indumentária nos imprime uma identidade. Não acredito que a "aculturação" seja algo totalmente negativo como muitos defendem. É uma observação simples, mas me refiro à questão do vestir.

Um termo que acho graça é o "étnico", porque é tratado como "exótico" no sentido quase que inferior ao que é produzido no mundo ocidental. Mas isso é tão relativo. Nós também somos exóticos se inseridos numa outra realidade.

No sul da Etiópia, mais precisamente no Vale do Omo (Omo Valley), está uma das populações mais fascinantes do mundo. Cerca de 200 mil pessoas de diferentes tribos, cuja forma de se adornarem chamam a atenção de turistas e pesquisadores de todos os cantos.

Essa relação com a cultura estrangeira também, como em nós, provoca o senso estético dos povos das tribos. Foi isso que o fotógrafo de moda e cineasta espanhol, Alex Franco, notou numa comunidade do Vale do Omo: inseridos nos grupos étnicos, eles misturam, de uma forma sutil, elementos de sua cultura tradicional com peças do vestuário ocidental (o exótico pra eles rs). Não é somente o senso estético do vestir, do jeito de arrumar o cabelo, mas a própria expressão corporal. Talvez pelo fato de serem tantas vezes fotografados.  Esse grupo foi descrito pela BBC como "hipsters cool". 

Abaixo, só para comparação, segue fotos de indivíduos de algumas tribos do Vale do Omo (os "normais") e, em seguida, dos hipsters.

tribo hamer

tribo mursi

tribo banna

tribo bodi



Os hipsters:

achei massa esse penteado
já quero ser hipster a la omo valley 








gente, quanta cor! 


adoro!


melhor pose hipster





Que hipster é você na fila do subway? ahahah
Não é à toa que a moda ocidental vai buscar inspiração na originalidade "primitiva".