quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Boinas!

É interessante como uma peça pode ganhar tantas utilidades e significados simbólicos. Mais interessante é como ocorre esse processo de transformação. Pensar quais mecanismos sociais, econômicos, filosóficos e até políticos influenciam essas metamorfoses e apropriações me faz surgir indagações- "como?", "quando?", "por quê?". A boina é um exemplo claro disso. 

Eu gosto muito de boinas, mas nunca as usei. Um dos motivos é a questão do ambiente. Mas deixa pra lá. Ultimamente, tenho visto uma francesa maravilhinda (ela já apareceu aqui ó) postar looks usando boinas em diversas ocasiões/montações, desde a combinação mais casual, tipo jeans e camiseta, até em eventos mais formais- usando um vestido chique e lá na cabeça uma boina. Putz, que irado! No caso dessa moça, a boina tem um sentido particular de empoderamento. Ela alisava o cabelo e agora tá deixando o black livre. Tem a ver com uma mudança de postura, de enfrentamento, de afronta mesmo. Eu pareço estar viajando, mas acho a reflexão válida.

A origem da boina é francesa. Feita de lã, como uma espécie de feltro, era usada por camponeses já no século XVII. Mas espalhou-se pelo resto do mundo e ganhou as cabeças de soldados, pensadores, artistas, grupos políticos pelos mais variados motivos e sentidos. Cada cor e jeito de usar com um significado específico. Isso é muito incrível! Você olhar pra uma pessoa e se perguntar: que leitura do mundo essa pessoa faz? Quem é essa pessoa?

Eu to bem a fim de sair por aí bem afrontosa com uma boina rosa (até rimou ahahah). Pra mim, dá um ar misterioso, artístico, intelectual. A questão do ethos estético. Olha, daria uma dissertação de mestrado. ahahah<3 ficaadica="" p="">


 olhaí a musa inspiradora
adeline rapon

 avisou meisxmo





















fechando com essa linda porque depois vai ter um post só dela


Quero uma boina pra ontem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Seja bem vindo quem vier por bem."