segunda-feira, 14 de março de 2011

Clarice Lispector: a poetisa fashion

Hoje, Dia Nacional da Poesia, faço uma pequena homenagem à poetisa e escritora Clarice Lispector: uma das mais influentes e lindas do Brasil (apesar dela ter nascido na Ucrânia).


Quero Escrever o Borrão Vermelho de Sangue


Quero escrever o borrão vermelho de sangue
com as gotas e coágulos pingando
de dentro para dentro.
Quero escrever amarelo-ouro
com raios de translucidez.
Que não me entendam
pouco-se-me-dá.
Nada tenho a perder.
Jogo tudo na violência
que sempre me povoou,
o grito áspero e agudo e prolongado,
o grito que eu,
por falso respeito humano,
não dei.

Mas aqui vai o meu berro
me rasgando as profundas entranhas
de onde brota o estertor ambicionado.
Quero abarcar o mundo
com o terremoto causado pelo grito.
O clímax de minha vida será a morte.

Quero escrever noções
sem o uso abusivo da palavra.
Só me resta ficar nua:
nada tenho mais a perder.



Algumas fotos de Clarice - a poetisa de sobrancelhas perfeitas, maçãs do rosto invejáveis e boca encarnada.












A beleza de Clarice era tão forte quanto suas palavras.




7 comentários:

  1. Ah lindo post! Clarice uma inspiração e fonte de força em todas as horas!
    Me lembra a peça da Beth Goulart que foi uma homenagem linda, e com um figurino versátil que me deixou babando.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. A poesia é de uma sensibilidade ímpar e as fotos estão belíssimas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Além de amar o trabalho dela aprecio o modo com que ela se vestia, um banho de classe sem exageros!

    ResponderExcluir
  4. Nossa como ela era bonita né... não tinha idéia.
    Ahh estou seguindo teu blog, venha me visitar!

    Beijos


    fabianapian.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto das crônicas/histórias dela, não sou muito chegada a poesias :S

    viciose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Minha professora disse que essa ia ser a ultima exposição do Escher aqui no Brasil. Vamos torcer para que não seja né?

    Clarice é demais, demais!
    E era linda também!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Este blogue aborda muitos temas que gosto muito. Now I´m a Fashionista

    ResponderExcluir

"Seja bem vindo quem vier por bem."